domingo, 4 de setembro de 2011

AS ESCOLAS E A OLIMPÍADA NO BRASIL


Por: Naidson Pereira Pires
No país do futebol e das escolas sem um programa de aulas de educação física que dê conta de todos os esportes. Corremos sérios riscos de realizamos uma olimpíada para os países europeus, Estados Unidos e Cuba.
Para os europeus porque possuem incentivos e grandes investimentos, assim como para os Estados Unidos e Cuba pelo princípio de formação plena do jovem estudante.
No Brasil as escolas públicas sucateadas, com aulas de educação física no mesmo horário das aulas das outras disciplinas, como aqui em São Paulo. Acaba tendo que fazerem destas aulas uma atividade de lazer e passa tempo, com os meninos jogando bola e as meninas assistindo. Como conseqüências têm meninos desenvolvendo de forma errada a prática esportiva e meninas que sequer desenvolvem uma prática esportiva. Crescendo com o corpo duro e sem desenvoltura.
Os professores de educação física sofrem pelo tanto que tem que improvisar em suas aulas, quase sempre sendo interrompidas pelo vai e vem da escola, com aulas vagas de outras turmas que também querem ir para a quadra. Que por sua vez estão precisando de reformas e estrutura para a prática esportiva.
Assim vai ficando cada vez mais difícil encontrar talentos nas escolas, ficando os clubes e o capital financeiro das empresas escolhendo em quem vai investir para brilhar nas competições.
Temos talentos esquecidos nas escolas e sem uma oportunidade de mostrarem seus dotes esportivos. Ficando no sonho uma carreira que poderia ser vitoriosa se tivesse incentivos.
Precisamos de políticas públicas verdadeiras para que as escolas possam desenvolver aulas com qualidade de todas as disciplinas. Com a disciplina de educação física em horário diferente das aulas das outras disciplinas. Mais que isso, ter possibilidades de desenvolver com as crianças e os jovens aulas que dê conta de todos os esportes, para que os talentos apareçam e tenham oportunidades de competir nos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais.
As olimpíadas escolares são muito importantes para que esses talentos comecem a despontar para o cenário esportivo. Para isso, elas precisam de mais apoio governamental e também de parcerias para que os professores de educação física tenham condições de se engajarem nessas disputas escolares e a garantia de todas as escolas.
Devemos pensar nisso o quanto antes, pois a prática esportiva com qualidade, aliada a uma prática artística também com qualidade, pode ser um grande passo para a escola de qualidade para todos, que tanto clama o povo brasileiro.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário